03/12/2006

Mais um 4x4 brasileiro: Protótipo CHIVUNCK

Enquanto o Brasil e a Argentina mantiveram um intercâmbio acerca do projeto conjunto, o Exército Brasileiro deu prioridade em investir também num outro projeto totalmente nacional. No final de 2005, quando a primeira versão do veículo, o ARANHA, completava sua série de testes, o CTEx contatou a empresa paulista Columbus Comercial, Importadora e Exportadora LTDA, para criar uma versão melhorada deste veículo e tendo o contrato assinado em 15 de dezembro de 2005.

A Columbus, que já havia desenvolvido o Marruá, um jipe cujo projeto deriva do jipe Engesa EE-12, iniciou em 06 janeiro de 2006 a construir o novo protótipo dentro das dependências do AGSP, e em fevereiro optou-se por utilizar o conjunto Motor/Transmissão do Marruá.

Batizado como CHIVUNCK, começou seus testes de rolagem em 8 de setembro de 2006. Em 02 de outubro de 2006, estivemos em visita ao AGSP e o fotografamos todo cheio de barro após testes, ainda com apenas 104 km rodados. Pudemos constatar na ocasião sua robustez e praticidade. Até a conclusão deste artigo, já foram realizados dois grandes testes de campo(continue lendo).


CHIVUNCK CHIVUNCK
CHIVUNCK CHIVUNCK

Via Defesa@Net

Nenhum comentário: