07/10/2006

Clássicos: O subestimado jipe CBT Javali

O Javali é um talento desperdiçado, mas com grande potencial.Desperdiçado porque poderia ter evoluído. Mas não se podia esperar muito de um veículo 4x4 que era vendido ao mesmo preço do popular da época, o Chevette.

Uma lataria, chassis e longarinas absurdamente fortes e bem soldadas, um conjunto de feixes de molas bem estruturado ainda que seja tecnologia antiga.Um espaço interno inigualável aos jipes do gênero de qualquer lugar do mundo.Pecou na sua simplicidade e no seu jeito bronco de ser destinado a poucos que poderiam dominá-lo. Um sistema mecânico simples e bruto, mas bastante confiável.Ótimos freios à disco originais, ótimos diferenciais(continue lendo).
Via voudejeg

35 comentários:

Anônimo disse...

rodrigo: o depoimento sobre o jipe javali cbt não é de minha autoria, e sim do rodrigo medeiros, seu xará, como devidamente assinado.
aproveitei a visita a seu blog, para, por uma questão de justiça autoral, assinalar isto.
como deve ter observado, no voudejeg, gostamos de receber também visitas de nossos "primos tortos" tais como o javali.
grande abraço

Anônimo disse...

Eu tenho um Javali há mais de 10 anos e não troco por nada! É jipe de macho, que não tem medo de enfrentar um trator!

Anônimo disse...

Olá, estou procurando o maual de serviço deste jipe.
Se açguém tiver como me fornecer fico grato.

Oziel
ozielaguiar@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá, eu tbm tenho um java, e adoro o porkão, alguém sabe me dizer de que carro são a coroa e o pinhão do velocimetro ????? Pois o do meu está estragado e a trator gama me pediu R$ 160,00, eu achei muito caro para estas duas peças. Obrigado

Unknown disse...

Me chamo Sérgio Abreu, sou fã deste jeep, quem souber de um pra vender, mesmo que seja só a carcaça, me interessa muito, um porcão deste.
cedesamatriz@yahoo.com.br

Celso Oliva disse...

oziel, tenho os dois manuais, e meu amigo trabalha com digitalização, se vc concordar em pagar a digitalização, posso ver com ele o custo e te passar.

Unknown disse...

Cara!!!

Curti muito sua descrição do Javali! Eu mesmo tenho um a 10 anos e amo essa meu jipe, muito bem, forte e logico, faz a festa em todo lugar que chega, ainda mais camuflado!!!Pena ter vendido seu Javali, mas tudo um dia chega ao fim, o meu ainda espero estar longe, pois tenho muito oq viver com o meu filhotão!!

Grande Abraço

Emanuel / Campinas-SP

Anônimo disse...

ola amigos td bem estou fechando negocio em um javali mais tem varios jipeiros de willys que estam me pondo medo falando q o java nao presta, mas eu nao acreditando pq o bicho e ferado dizen tanbeim que ele e muito ruin no barro eh verdade?

Eco Radical Adventure Team disse...

Rafael!
Eu tenho meu javali e nunca fiquei na trilha, pois isso oq manda muito são os pneus e o piloto, e depende de que nivel de trilha que vc vai pegar! Se tiver interessado, me envie um e-mail que retorno pra ti com um video do meu Javali (original) que foi feito neste final de semana (26/10/08) em Amparo, utilizado pneus 7.50/16 com resolagem para asfalto, isso mesmo, para asfalto! E depois conversamos! Grande Abraço! PS: Tenho o meu a 10 anos e é meu filhotão!!

Anônimo disse...

Por favor
alguém pode fornecer tel ou end. de empresa que vende peças par jeep JAVALI,
GRATO

Aliomar

aliomarmuritiba@uol.com.br

Anônimo disse...

Gama 4 x 4:
011 5062-9000 peças com Junior (de seg a sex das 8h as 18h e sab 8h as 12h)
011 5061-6124 mecanica com Rubens (de seg a sex das 8h as 18h)

Anônimo disse...

olha acabei de comprar um javali bege ano 1990, gasolina(motor 4cc Opala),ele e todo original tudo ate a pintura(menos o motor)tem 29000km documentos ok. Tudo funciona perfeitamente. tem capota perfeita (pissoleto),gostaria de vender, se alguem souber de alguma negocio, avise-me. grato valdir.
valdir327@ig.com.br

Unknown disse...

tenho um javali 1992 bege diesel 3cls pneus novos capota perfeita direçao hidraulica.otimo estado preciso vende-lo ( motivo saúde).
contato luciano branca,cruzeiro sp
fone 12-91399961 lpbranca@hotmail.com.valor 25,000

O Atirador disse...

Caros amigos, alguém teria a cópia do manual do javali para vender...? Contato: pllucas@terra.com.br Muito obrigado e grande abraço a todos.

"Aprendiz" disse...

ola amigos tenho um javali e estou bem satisfeito,logico que ja fiz varias modificaçoes....
gostaria de saber se alguem tem o manual do proprietario,se tiver por favor entre em contato comigo ,me interessa a compra do exemplar ou copia,deixo meu email...

alexbarbosadelima@yahoo.com.br

aproposito é um otimo jipe,porem nescessita de algumas adptaçoes visando melhorar sua performance

Anônimo disse...

ja tive um cbt javali e paguei meus pecados.me desculpe os proprietarios mas que carro bem ruim .ruim em conforto,desempenho,mecanica nao existe jeep pior.

O Atirador disse...

Caros, ao servir o Exército tinha um caminhão Merceds Benz sob minha responsabilidade! Dirigia, também, qualquer das outras viaturas do Batalhão. Depois de dar baixa tive três Jeeps Willys. Agora tenho um Javali! Não trocaria ele por outro Jeep! Quem quer conforto, compre um automóvel de passeio; nunca um Jeep! Jeep com direção hidráulica, ar condicionado e coisa e tal é Jeep de "FRESCO"...! Javali é para macho!!! Obrigado!

Unknown disse...

Ao entendedores de CBT Javali peço ajuda:
Quero comprar um Jeep e vi a foto de um Javali.
Nunca vi um ao vivo nem conheço nada dele.
Vi os Posts anteriores e fiquei animado.quem sabe resolvo por ele e não por um Ford ou Willys.
Comentem esse anuncio no ML, tô pensnado em comprar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101879799-jipe-jeep-javali-4x4-mec-toyota-bandeirante-diesel-pneus-33-_JM

Mandem comentários para mim ou poostem aqui.
svasco@dec.ufms.br

Abração

Sérgio

Unknown disse...

Olha tenho um java modificado, com carcaças dianteira e trazeira da f 75, bloqueado, freios a disco câmbio do chevrolet brasil 4 marchas, direção do maveric, e pneus ressolado para 100% terra, com molas em cima dos eixos, pra ficar mais alto, o pessoal me chamarão de louco fazendo essa modificação e deixando o motor original, só que depois de pronto a galera pirou o cabeção, não tem nada que pare o porco souto virou o bicho.
Pantanal com água no pescoço, brejo, trilha de barranco (morro) até hoje não fiquei em neunha trilha, e ja tem dois anos que tenho ele rodando.

Unknown disse...

ola meu nome e nilson f borges nortelandia mato grosso tambem tenho um javali amo meu jeep o bicho e bruto e nao tem medo de nenhum obistaculo e aonde passo chama atencao obrigado a todos q apreciao o q e bom abrassos de um javalizeiro

Unknown disse...

Meu pai tem um javali, ele tem a 6 anos, ele pegou esse jeep muito ruim, ele gasto mais de 10 mil para ajeita-lo, o diferencial dianteiro veio Oco, ele fez o motor inteiro denovo, boto direção hidraulica, pneus 185/75 R16 A/T, fez o cambio inteiro, boto reboque,enfim fez de tudo... só que mesmo com isso o jeep quebro muito durante esse periodo que meu pai o tem, mais agora ele quer vender e eu não quero que ele venda... pois esse jeep passou a ser muito importante para mim. :(
o dele é um 1991 motor original 3cc

Unknown disse...

olha eco radical.... cara me manda um email eu peguei o javali, eu so rafael q te fez uma pergunta a mais ou menos um ano atras se vc olhar ai no blog vai ver.... meu email rafaelfael19@hotmail.com

hnerique zardeto disse...

Olá amigos!!meu nome é Luciano. Sou de cianorte interior do poarana. Tambem tenho um animalzinho desse, só tenho a dizer bem dele;Digo mais, ja fiz de tudo com ele e mais um pouco,tive vários jipes e detestei, o que mais se asemelhou comigo foi o javali; Vantagens do fera: chassi tubulado, freio a discos,turbinado,espaçoso,reduzido,cambio da D10,bom de lata,econômico,freio suficiente para imopbilizalo em poucos segundos,e de boa dirigibilidade; O que nunca encontrei em jipes de outras marcas;em fim!! não compensa transformar um jipe de outra marca, num javali.conheço tudo sobre esse carro. inclusive tenho motores de reserva peças e contato com quem tenha outros tipos de peças.Tambem tenho manual de peças, com desenho esplodido com seuas respectivas referências numéricas .ja possuo à 10 anos ,ja rodei metade do Brasil com o fera e sempre por onde passei, tirei olhares de admiração pelo baita.sou um javalizeiro nato , sou bem brasil . abaços a todos .
fone: 0(xx)44 30182080
Cianrte-Pr

rafael disse...

ola henrique, quais motores vc tem?

luciano.tuca@hotmail.com disse...

ola´Rafael!!! os motores sao os originais CBT tres cilindros; Agora so tenho 1 motor e meio ,um deles esta rodando no meu jipe; Detalhe importante: muitas coisas ja foram solucionadas, tais como:Bomba injetora zero, BOSCH otima para pegar na partida e desempenho na estrada sem contar o fornecimento de pecas e mao de obra em que todos os bombistas a conhece;Cabecote recondicionado completo;Bomba dagua reparo e rolamento; o Turbo ja tem um pouco mais de uso, mas ta mandando bala .Precisa de reparos na parte de cilindros , tem aneis quebrado joga oleo fora pelo suspiro .Estas sao as vantagens de quem comprar este que ta rodando no meu jipe.O outro motor que so tenho metade, e´ desmontado, ja tenho vendido varias pecas,eram motores inteiros , todos funcionando. nao acompanha: Bloco ,Virabrequin, comando,motor de partida,turbina,e injetora.o resto vai constando inclusive sistema de acelerador, sistema de embreagem com mangueiras e canos, pedais emb,freio,e acel com varoes,cilindro de embreagem mestre e auxiliar,suporte de motor, engrenagens,tuchos,cabecote, suporte de filtro, parafusos completos do motor,tubagem de escape e admissao,tampa de valvulas, cavaletes de valvulas,bomba dagua,helice,polias inf e sup do motor,tampa lateral do motor,conjunto de caixas secas da embreagem,conjunto embreagem completas plato disco rolamento,volante do motor,carter do motor,bomba de oleo otimo estado, tres bielas,tres pistoes usados,dois bracosde articulacao dos pedais ,tampas frontal do motor e detalhinhos miudos do motor etc... preco R$ 1800,00 A NEGOCIAR. COM luciano.tuca@hotmail.com fone 0xx(44)30182080 Cianorte Pr.

Mfernando disse...

Ae galera acabei de ganhar um jeep javali 90, tdo funcionando, agradeço ae alguem me mandar informaçoes a respeito..

vlew marcosfernandocoraca@hotmail.com

Anônimo disse...

TENHO UM PORCAO DESSES AZULAO 1990 LINDAO COM PNEUS 32´´ O RESTO É TDO ORIGINAL 3 CC T, FUNCIONA TD PERFEITAMENTE, ESTOU MUITO SATISFEITO E FELIZ COM O BIXAO REALMENTE UM JIPE Q NAO É PRA MOCINHAS...EM DIAS QUENTES DEIXO MEU CARRO DE PASSEIO EM KSA PRA ANDAR COM O BIXAO PELA CIDADE, TRANSITO PESADO, NAO FAZ FEIO..NAO VENDO POR NADA... ABÇOS

Barbedo disse...

Oi amigos,tenho um Super Javali,está a 15 anos comigo,ja fiz inúmeras trilhas e viagens com ele,nunca fiquei na mão,mais ja substitui varias peças dele.Não vendo ,não troco e não deixo ninguém dar uma voltinha.É meu Xodó...

Anônimo disse...

precizo de peças paulo ponta de exo diferencial

Anônimo disse...

olha cara eu tbm tenho um javali
motor original funciona tudo.
esse jeep é nao vendo por nada
esse jeep eh para macho, vi um comentário aqi, de um cara falou q esse jeep é muito ruim em relaçao a conforto, mas pa quem quer conforto tem que ser carro de passeio e nao jeep.
eu aconselho um javali melhor jeep q tem

Doutor Valmir disse...

Olá pessoal.

Adquiri a pouco tempo um CBT Javali 91, agora tenho mais um 4x4 na família .

Junto com ele veio o manual do proprietário (original) e uma cópia do manual de manutenção (incompleto mas com o principal).

Então para felicidade de todos os Javalizeiros do Brasil, estou dispondo os links para download.

Manual do proprietário:
https://mega.co.nz/#!wppmyaDb!3xTVMH...cCGNXz3kg1BcU0

Manual do arranque:
https://mega.co.nz/#!0pgAFAxZ!kng0ez...QvDXURFjk-qd4Y

Manual de Manutenção:
https://mega.co.nz/#!w4ADDS6a!p3N-f5...LsZADetlWItb8w

Abraço a todos.

Unknown disse...

Alguém sabe me informar onde compro as peças da bomba injetora do Java...

Unknown disse...

Alguém sabe me informar onde compro as peças da bomba injetora do Java...

Unknown disse...

Quanto vale um Jeep javali ano 91?

Unknown disse...

Olá Boa tarde , tenho um jeep javali e por um asar quebrou o diferencial traseiro , porém não encontro pra comprar , queria saber de alguém que possa me ajudar! Sabe dizer se tem algum outro conjunto de coroa e pião
que seja compatível com o do javali?