25/09/2006
Reforma de um eixo Dana 44
O que a primeira vista parece um desperdiço de capital, por outro lado, é o resultado da busca por um conjunto de diferencial dianteiro, sadio, mais robusto e extremamente funcional, adequado a nova realidade brasileira. Na época em que os diferencias Dana foram fornecidos para a Willys (mas tarde Ford) e instalados em Jeeps, Rurais e F-75, os eixos foram montados com sutis pneus 6.00-16, nos Pick-up's tinham pneus 7.00-16.
Na época, a robustez dos eixos era algo indiscutível, quebrar de uma ponta de eixo, algo insano e impossível de ocorrer neste padrão. O tempo passou, os pneus 6.00 formam lentamente substituídos por 7.50-16 e atualmente a maioria usa pneu 31”R15 ou maior. Os motores originais perderam espaço para outros mais modernos (ou menos obsoletos) como um 4 ou 6 cil da GM, motor AP entre os mais comuns. Resultado final: o torque transmitido cresceu, e cresceu muito(leia o restante).
Via Revista da Ensimec
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
oi pessoal, tenho diferencial dana, mas nao consigo identificar qual modelo. algumas pessoas dizem que e o 40. outros o 44. tem melhor maneira de identificar, outro recurso, fora a tampa ou plaqueta de identificacao? como e usado, ja foi bastante manipulado. quero usar em uma veraneio 77 motor maxiom s4t plus turbo,e caixa d-20 92. grato
Postar um comentário