GPA e Schwimmwagen
07/10/2006
Clássicos: O subestimado jipe CBT Javali
Via voudejegO Javali é um talento desperdiçado, mas com grande potencial.Desperdiçado porque poderia ter evoluído. Mas não se podia esperar muito de um veículo 4x4 que era vendido ao mesmo preço do popular da época, o Chevette.
Uma lataria, chassis e longarinas absurdamente fortes e bem soldadas, um conjunto de feixes de molas bem estruturado ainda que seja tecnologia antiga.Um espaço interno inigualável aos jipes do gênero de qualquer lugar do mundo.Pecou na sua simplicidade e no seu jeito bronco de ser destinado a poucos que poderiam dominá-lo. Um sistema mecânico simples e bruto, mas bastante confiável.Ótimos freios à disco originais, ótimos diferenciais(continue lendo).
03/10/2006
Dicas de como comprar um jipe
Comprar um jipe é sempre um exercício de paciência. Tem que se procurar muito, pesquisar, olhar cada detalhe, conversar bem com o proprietário, para evitar problemas depois.Não vamos aqui falar de coisas óbvias - como ferrugem, vazamentos de óleo e água, escapamento "melado" e fumacento - visto que estes detalhes são facilmente notados.
Como qualquer veículo usado certos cuidados são básicos. Entretanto, por ser um veículo que proporciona usos diversos e inspira a passeios em locais de difícil acesso, sua manutenção é algo que deve ser muito bem feita, ou terá problemas com certeza. Seja um Samurai, um JPX, um Engesa, um Jeep Willys ou Ford, um Bandeirante, um Niva, um Pajero, um Vitara ou qualquer outro, os principais componentes precisam ser criteriosamente analisados(continue lendo).
Via Universo Off-Road
25/09/2006
Reforma de um eixo Dana 44
O que a primeira vista parece um desperdiço de capital, por outro lado, é o resultado da busca por um conjunto de diferencial dianteiro, sadio, mais robusto e extremamente funcional, adequado a nova realidade brasileira. Na época em que os diferencias Dana foram fornecidos para a Willys (mas tarde Ford) e instalados em Jeeps, Rurais e F-75, os eixos foram montados com sutis pneus 6.00-16, nos Pick-up's tinham pneus 7.00-16.
Na época, a robustez dos eixos era algo indiscutível, quebrar de uma ponta de eixo, algo insano e impossível de ocorrer neste padrão. O tempo passou, os pneus 6.00 formam lentamente substituídos por 7.50-16 e atualmente a maioria usa pneu 31”R15 ou maior. Os motores originais perderam espaço para outros mais modernos (ou menos obsoletos) como um 4 ou 6 cil da GM, motor AP entre os mais comuns. Resultado final: o torque transmitido cresceu, e cresceu muito(leia o restante).
Via Revista da Ensimec
17/09/2006
12/09/2006
1940: Lançamento do Jeep

Engenhoca estranha para a época, o veículo foi criado pelo engenheiro de origem alemã Karl Propst. O projeto estava pronto em cinco dias e o protótipo levou apenas 49 para ser fabricado. O primeiro Jeep foi apresentado em Butler, no estado norte-americano da Pensilvânia. Ele havia sido montado pela fábrica Bamtam, que produziu carros entre 1930 e 1941, quando desapareceu do mercado.
Neste dia 12 de setembro de 1940, nem Probst, nem sua equipe, desconfiavam do sucesso que acabavam de criar. Sabiam muito menos que o veículo passaria a ser conhecido mundialmente pelo nome Jeep(continue lendo).
Via Deutsche Welle
01/09/2006
Adventure in Serra 2006

Adventure in Serra 2006 e 4ª Etapa do Campeonato de Rock Crawling
A ser realizado entre os dias 15 e 17 na Estância Hidromineral de Serra Negra/SP.
Mais informações: UNROC e Adventure in Serra 2006
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